Brownies de chocolate e noz

Ingredientes
200g de chocolate negro derretido
350g de açúcar mascavado
100g de farinha
2 colheres de chá de fermento
100g de miolo de noz ligeiramente picado
4 ovos
250g de manteiga derretida
Papel vegetal
gelado

brownie 1-01-01

Aqueça o forno a 160ºC. Unte bem uma forma retangular com um pouco de manteiga e cubra o fundo com papel vegetal.

Numa taça, mexa bem os ovos com o açúcar, até obter uma consistência suave. Junte a manteiga e o chocolate derretido e mexa.

Adicione a farinha e o fermento, previamente peneirados, à mistura do chocolate e mexa bem.

Por último, junte as nozes e espalhe no tabuleiro a mistura.

Coloque no forno durante 30 a 40 minutos até o centro estar cozido. Deixe arrefecer cerca de 2 a 3 horas, à temperatura ambiente.

Retire da forma e corte em quadrados. Sirva acompanhado de uma bola de gelado.

Rolo com doce de chuchu

rolo-01

Ingredientes:
6 ovos
250 gr açúcar
125 gr farinha
raspa de 1 limão
1 colher de sobremesa de fermento
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar
Açúcar para polvilhar

rolo-01-01

Bata bem as gemas com o açúcar. À parte bata as claras em castelo. Junte a farinha e a raspa às gemas alternando com as claras em castelo.

Vai a cozer a 180° durante 15 a 20 minutos em forma retangular untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Quando pronto retira-se do forno e desenforma-se para um pano polvilhado de açúcar granulado. Espalha-se a compota e com a ajuda do pano enrola-se. Decore a gosto.

Crepes com Licor Beirão

crepe-01-01

Ingredientes para os crepes:
125 gr de farinha
2 ovos
300 ml de leite
sal q.b.

Para o molho:
25 gr de manteiga
1 casca de laranja
1 casca de limão
150 gr de açúcar
1 dl de sumo de laranja
1,5 dl. Licor Beirão

Para os crepes, mexa os ovos, junte o leite e peneire a farinha até obter um preparado homogéneo.

Aqueça uma frigideira ao lume, unte-a ligeiramente com manteiga, e espalhe cerca de meia concha de sopa de massa, espalhando com movimentos giratórios de forma a cobrir o fundo da frigideira com uma camada fina de massa. Deixe cozer até alourar, solte o fundo, vire e deixe cozer mais um minuto. Retire e vá empilhando-os num prato.

Para o molho, leve ao lume a manteiga num tachinho com a casca de laranja e a de limão, e quando começar a alourar junte o açúcar e mexa. Adicione o sumo de laranja e o Licor Beirão. Deixe apurar. Envolva então os crepes neste molho, e sirva-os ainda quentinhos.

Flan Parisien (sem base)

DOCEEBOM-01-01

Encontrei esta receita no blogue Coco e Baunilha e aqui está experimentada.

Ingredientes:
800ml de leite
200ml de natas
4 ovos caseiros
100g de Maizena
200g de açúcar
1 pau de canela

DOCEEBOM-01

Aquecer o leite com o pau de canela. Assim que começar a ferver retirar do lume e tirar o pau de canela. Numa bacia, misturar os ovos com o açúcar, juntar a farinha maizena peneirada e por fim as natas e misturar novamente. Verter o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com a vara de arames. Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre com uma vara de arames. Reservar o creme num recipiente e colocar película aderente por cima para não criar crosta. Deixar arrefecer completamente.

Untar uma forma de 24cm com aro removível com manteiga. Forrar o fundo e as laterais com papel vegetal.

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Espalhar o creme na forma e alisar bem. Levar ao forno durante 20 minutos a 200º e depois passar para 220ºC até ficar bem dourado e firme ao toque.

Deixar arrefecer e colocar no frigorífico, ainda na forma, durante uma noite e servir no dia seguinte.

Tarte de morangos

TARTE MORANGO-01-01-01

Ingredientes:
1 base de massa folhada
500 gr morangos
0,5 dl de leite
3 gemas
80 gr. de açúcar
25 gr. de farinha
1 casca de limão
2 colheres (sopa) maisena
Açúcar em pó q.b.
sumo de limão q.b.

TARTE MORANGO-01-01

Comece por colocar a massa folhada numa forma para tartes retangular de fundo amovível. Pique o fundo com um garfo e coloque papel vegetal por cima feijões para fazer peso na cozedura. Leve a cozer a massa folhada conforme as instruções da embalagem. Retire do fogão e deixe arrefecer ainda com o peso.

TARTE MORANGo-01

Entretanto prepare o creme. Leve ao lume o leite com o açúcar e uma casca de limão, deixando um pouco do leite de parte. Numa tigela misture o leite que pôs de parte com as gemas e as farinhas. Quando o leite estiver bem quente junte o preparado frio e leve novamente a lume sem parar de mexer até engrossar conforme o desejado. Pegue num pirex e espalhe o creme e cubra com película aderente. Deixe arrefecer.

Quando frios, espalhe o creme na base de massa folhada e cubra com os morangos previamente laminados. Por último, faça uma calda com o sumo de limão e o açúcar em pó e com a ajuda de um pincel espalhe por cima dos morangos e sirva.

Mini Pudins de Abóbora

Ingredientes para 12 mini pudins:
1/2 kg de abóbora amarela limpa
2,5 dl de leite
1 pau de canela
sal q.b.
200 gr de açúcar
1 colher (sopa) de maisena
2 ovos
caramelo q.b.

abobora mini-01

Corte a abóbora em pequenos cubos para uma panela e leve-a a cozer com leite, canela e sal com a panela destapada.

Depois de cozida passe-a na liquidificadora e junte-lhe o açúcar e a maisena. Misture isto bem e junte os ovos. Volte a misturar.

Unte 12 forminhas daquelas individuais de queques com caramelo e divida o preparado. Coza em banho maria no forno a 160º durante cerca de 20 a 30 minutos ou até o palito sair limpo.

Pode desenformar ainda quentes, que é mais fácil.

abobora mini-01-01

Pudim de Abóbora

Ingredientes para 2 pudins:
1 kg de abóbora amarela limpa
0,5 l de leite
sal q.b.
400 gr de açúcar
1 colher (sopa) bem cheia de maisena
4 ovos
caramelo q.b.

DOCEEBOM.PT-01

Comece por limpar a abóbora e corte-a em pequenos cubos para uma panela. Leve-a a cozer juntamente com o leite e o sal com a panela destapada.

Depois de cozida passe-a na liquidificadora. Ainda na liquidificadora junte-lhe o açúcar e a maisena. Misture isto bem e junte os ovos. Volte a misturar.

Unte duas formas de pudim com o caramelo e deite o preparado lá dentro. Coza em banho maria no forno a 160º durante cerca de 50 a 60 minutos.

O preparado fica bastante líquido mas não se preocupem que o resultado vai ser um pudim com uma textura muito suave. Depois de frio desenforme e sirva.

DOCEEBOM1.PT-01

Lenços de maçã e canela

DOCEEBOM.PT-01Ingredientes:
1 folha de massa folhada medida +/- 30×38 cm
2 maçãs Golden
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela
açúcar e canela para cobrir
água

DOCEEBOM1.PT-01

Comece por descascar as maçãs, tirar-lhes o caroço e cortar em cubinhos pequenos para dentro de uma bacia. Se as maçãs que tem forem daquelas que oxidam rápido junte um pouco de sumo de limão. Caso contrário não será necessário. Às maçãs junte a farinha, o açúcar e a canela em pó. Misture bem.

Coloque a massa folhada numa mesa e corte em quadrados com sensivelmente 10 cm. Pincele duas das bordas de forma a fazer um ângulo de 90º com água fria. Coloque o preparado da maçã dentro do quadrado de forma a encher bem, mas que seja possível sobrepor as bordas secas com as pinceladas. Ou seja, o resultado será um triângulo recheado. Faça os lenços todos.

De seguida prepare um prato com açúcar e canela. Pincele cada um dos lenços apenas numa superfície e passe no preparado de açúcar e canela. Coloque num tabuleiro com papel vegetal, com a superfície polvilhada virada para cima, e leve a cozer até a massa folhada estar estaladiça.

Quando prontos, descole-os do tabuleiro e disponha-os no prato de servir. Para quem não puder esperar, que foi o meu caso, eles são deliciosos ainda quentinhos 😉

Bolo de chocolate com cobertura de mousse de café

Hoje deixo-vos aqui o bolo dos meus 25 anos. A receita base é do bolo de chocolate, que já fiz aqui com frutos vermelhos, mas desta vez com mousse de café, uma combinação muito saborosa.

chocolate cafe-01-01

Ingredientes para o bolo:
4 ovos
1 dl de óleo
4 colheres sopa de chocolate em pó
1 chávena e meia de açúcar
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
1 colher (chá) de fermento

Para a cobertura e recheio:
Mousse de café instantânea
Pérolas prateadas

Começar por separar as gemas das claras. De seguida mexer bem as gemas com o açúcar. Quando este ficar esbranquiçado, juntar o leite, o óleo e o chocolate. Mexer bem.

Juntar a farinha, já misturada com o fermento, a este preparado e as claras em castelo por fim.

Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha e levar ao forno a cozer cerca de 45 a 50 minutos. Depois de cozido deixe arrefecer um pouco e desenforme. Deixe arrefecer completamente.

chocolate cafe-01

Prepare a mousse conforme as indicações da embalagem. Corte o bolo em duas metades. Coloque uma em cima do prato de servir e espalhe cerca de 1/3 da mousse. Coloque a outra metade por cima. Espalhe a restante mousse de forma a cobrir o bolo todo. Decore com as pérolas e leve ao frigorífico durante cerca de hora e meia antes de servir.

Charlote de pêssego e maracujá

semifrio pessego maracuja-01

Ingredientes:
1 iogurte de 500 gr pedaços pêssego e maracujá
3 pacotes de 200 ml de natas frias
100 gr de açúcar
7 folhas de gelatina
1 pêssego
canudos q.b.

Comece por colocar o aro de uma forma de fundo amovível num prato. Com película aderente faça uma protecção à volta do aro de forma a que o aro não se desloque do prato. Dependendo do tamanho dos canudos, parta-os com cuidado a meio, com a ajuda de uma faca e disponha-os em toda a volta do aro. Faça isto num sítio em que não tenha de mexer a forma de sítio.

semifrio pessego maracuja-01-01

De seguida coloque as folhas de gelatina a amolecer em água fria e leve-as uns segundos ao microondas a derreter. Junte ao iogurte. Descasque o pêssego, corte-o em bocados e junte também ao iogurte. Reserve.

Bata as natas com o açúcar até ficarem cremosas. Junte ao preparado anterior, misture bem, deite na forma e leve ao frigorífico a solidificar.

Sirva fresco e decorado com alguns dos bocados de canudos que sobraram ao partir.