Semifrio de Ananás Coco

DOCEEBOM.PT-01-01-01

Ingredientes:
4 rodelas de ananás em lata
1 pacote de gelatina de ananás
400 ml de leite de coco
1 colher de sopa de coco ralado
4 colheres de sopa de açúcar
6 folhas de gelatina
400 ml de natas

Comece por prepar um pacote de gelatina segundo as indicações da caixa. Deite no fundo de uma forma de fundo amovível forrada com película aderente. Corte as rodelas de ananás em bocados e espalhe pela gelatina. Leve ao frio até solidificar.

Entretanto ponha as folhas de gelatina em água fria a hidratar. Coloque o leite de coco ao lume e deixe amornar. Deite o açúcar e o coco ralado no leite. Junte também as folhas de gelatina já hidratadas e mexa bem para se desfazerem. Não deixe ferver.

DOCEEBOM.PT-01-01

Bata as natas  junte ao preparado do leite de coco.

Deite na forma por cima da gelatina. Leve novamente ao frio até solidificar bem e sirva bem fresco.

Bolo de Bolacha com Whisky

bolo bolacha.01

Ingredientes:
5 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado
6 dl de natas
2,5 dl de café forte
0,5 dl de whisky
2 pacotes de bolacha Maria

Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Depois leve ao microondas uns segundos até derreterem. Vire o leite condensado numa tigela e junte a gelatina em fio e mexa até se misturarem bem. Num prato deite o café e junte o whisky. Reserve.

Bata as natas em chantilly e junte-lhes o leite condensado já com a gelatina.

bolo bolacha.02

Passe bolachas no preparado de café e whisky e faça uma camada numa forma redonda de fundo amovível. Espalhe uma camada de natas por cima das bolachas e vá alternando camadas até as bolachas de esgotarem. Termine com uma camada de natas. Leve ao frigorífico até solidificar bem.

Na hora de servir retire o aro e decore com fruta a gosto, ou então se preferir guarde algumas bolachas, triture-as e polvilhe por cima.

bolo bolachaSe preferir uma versão de bolo de bolacha ainda mais fresca veja esta de Bolo de bolacha gelado.

 

Semifrio de pêssego

semifrio pessego
Ingredientes:
2 folhas de gelatina
4 dl de natas frias
1 lata de leite condensado
2 pacotes de gelatina de pêssego
1 nectarina

Comece por preparar um pacote de gelatina conforme as indicações da embalagem. Deite numa forma de bolo inglês e deixe arrefecer. Descasque a nectarina, corte-a em fatias e disponha-as na gelatina. Leve ao frigorífico até solidificar.

semifrio pessego.01

Depois de a gelatina solidificada prepare o outro pacote novamente conforme as indicações da embalagem. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria e depois junte-as à gelatina de pêssego e mexa até se dissolverem. Deixe arrefecer. Junte o leite condensado e mexa novamente.

Bata as natas em neve e junte o preparado anterior delicadamente. Deite na forma de bolo inglês e leve novamente ao frio.

Na hora de servir desenforme para um prato. E aqui tem uma sobremesa fresca e saborosa para as tardes quentes de verão.

Bolo de limão e azeite

Ora aqui está um bolo que me levantou algumas dúvidas sobre se seria ou não uma boa aposta. Encontrei a receita no blogue Alquimia dos Tachos e o seu aspeto cativou-me. O fato de levar limão encaminhou-me logo para aquele sabor refrescante da limonada. Mas o azeite… Esse ingrediente é que me deixou com o pé atrás, por causa do sabor que julguei que se fosse notar bastante mais. Mas afinal o resultado é deveras satisfatório! Um sabor suave a limão, nada ácido. E o azeite passa quase despercebido, mas permite que o bolo fique com uma massa extremamente fofa. Aprovado!

DOCEEBOM.PT-01-01

Ingredientes:
4 ovos
200 gr de açúcar
125 ml de Azeite
120g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal refinado
Raspa de 1 limão
Sumo de 2 limões
Açúcar em pó para polvilhar
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

DOCEEBOM.PT-01

Unte uma forma de bolo com manteiga e farinha.

Bata os ovos e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e muito fofo, cerca de 5 a 10 minutos com a batedeira.

Adicione o azeite em fio e o sumo de limão à mistura de ovos e açúcar e envolva-os com uma espátula de borracha.

À parte, misture a farinha, o fermento, o sal e a raspa de limão e adicione-os delicadamente ao preparado anterior, certificando-se que fica tudo bem incorporado.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno por 45 minutos.

DOCEEBOM.PT-01-01-01

Deixe o bolo arrefecer um pouco na forma antes de o desenformar sobre um prato de bolo e polvilhar com açúcar em pó e umas raspas de limão.



E vai ser com este bolo que vou participar pela primeira vez no desafio lançado pela Susy na 11ª edição do projecto “A escolha do ingrediente” e cuja escolha de ingrediente coube ao blogue Na cozinha da Sara.

Bolo de Aniversário com creme de ovos moles

O primeiro artigo Doce e Bom deste ano equivale ao último bolo feito no ano passado. É verdade que já deveria tê-lo publicado, ainda para mais quando se trata de um bolo de aniversário. Ainda por cima o meu!

Pois bem, já cá cantam 24 anos feitos mesmo no final do ano. E o bolinho não podia faltar, e estava bem bom. Uma massa muito fofa e o creme de ovos moles… hummm! Deviam ter provado :D

1-01-01-01

Ingredientes:
6 ovos x 2
6 colheres (sopa) de açúcar x 2
6 colheres (sopa) de farinha (uso Branca de Neve) x 2
manteiga à temperatura ambiente para untar x 2
farinha de trigo para polvilhar x 2
creme de ovos moles (usei de compra)
Amêndoa Laminada

1-01

Unte uma forma redonda de +/- 28 cm com manteiga e polvilhe com farinha.

Bata muito bem os ovos e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Cerca de 5 a 10 minutos com a batedeira. Quando estiver bem espumoso acrescente a farinha peneirada e mexa bem (sem bater).

Leve ao forno a cozer durante cerca de 40 minutos, até o palito sair limpinho e/ou a massa estar douradinha.

Desenforme para um prato de servir e deixe arrefecer. Repita o processo de forma a ficar com dois bolos.

Quando frios, barre a superfície de um dos bolos com o doce de ovos moles e coloque o segundo bolo por cima de forma a que a camada do recheio já fique feita. Depois barre ambos em toda a volta e a superfície do segundo e decore a gosto com a amêndoa laminada.

1-01-01-01-01-01

Feliz 2014

doce e bom1-02

O ano de 2014 já chegou em força e deixou para trás 2013, um ano cheio de boas recordações e muitos doces. O Doce e Bom juntou-se à grande rede Social que é o Facebook e agregou-se a grupos da área como 24 Kitchen, PetitChef, Tudo Receita e All Cooking Sites. No Facebook já contamos com praticamente 200 gostos e sempre a subir e o blogue teve cerca de 17.300 visitas pelo que considero que o feedback se mostra positivo pelo que a vontade de continuar com este projeto aumentou e os posts têm sido mais regulares.

Em 2014 o objetivo é continuar a crescer e quem sabe o que este novo ano trará :)

A todos os que visitam este blog e me seguem no facebook, um bom ano cheio de novidades doces e sonhos bons.

Tarte de chila e ovos moles

chila-01

Ingredientes:
100 gr chila
50 gr amêndoa torrada
75 gr ovos moles
massa folhada
açúcar em pó

chila-01-01

Comece por acender o forno e coloque a amêndoa a torrar. Vá prestando atenção para que não torre em demasia. Depois junte o doce de chila, receita já aqui no blog, ao doce de ovos moles e à amêndoa previamente torrada no forno já fria.

Pegue na massa folhada e corte em duas metades com igual largura. Pique ambas com um garfo deixando cerca de 1 cm em toda a volta sem picar. Espalha o recheio numa das metades reservando sempre as beiras sem recheio. Coloque a outra metade da massa folhada por cima da primeira e com a ajuda de um garfo molhado em água fria. Leve ao forno a cozer, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

chila-01-01-01

inspirada em 7 gramas de ternura

Tarte de maçã e vinho do Porto

1-01Ingredientes:

cerca de 4 a 6 maçãs (usei da qualidade bravo)
1 pau de canela
1 cálice de vinho do Porto
meia duzia de groselhas
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
50 gr de amêndoa torrada
massa folhada
açúcar em pó

2-01

Comece por colocar ao lume o vinho do Porto, a canela e o açúcar em lume brando. Deixe ferver um pouco e junte a maçã já descascada e cortada em cubos. Junte meia dúzia de groselhas e deixe refogar uns minutinhos e retire do lume. Deixe arrefecer.

Entretanto pegue numa placa de massa folhada, mantenha o papel vegetal, e corte em duas metades. Pique com o garfo ambas as metades deixando cerca de 1 cm em toda a volta sem picar.

Sobre uma das metades disponha o preparado de maçã de forma a deixar sempre 1cm em toda a volta livre. Sobre a maçã deite a amêndoa torrada. Pegue na outra metade da massa folhada e coloque por cima da primeira. Pressione com os dedos em toda a volta e com a ajuda de um garfo sele bem as bordas. Coloque num tabuleiro e leve ao forno até estar cozida e dourada. Cerca de 45 minutos, dependendo dos fornos.

Retire do forno, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva às fatias.

Bolo de maçã e amoras

bolo iogurte maca amora-01

Ingredientes:

3 ovos
1 iogurte
3 medidas de iogurte de açúcar
3 medidas de iogurte de farinha
1 medida de iogurte de óleo
1 colher de chá de fermento
1 maçã Golden
100 gr de amoras silvestres frescas ou congeladas

manteiga para untar e farinha para polvilhar

bolo iogurte maca amora-02Bater bem os ovos com o açúcar. Depois juntar a farinha, o fermento, o iogurte e por fim o óleo.

Descasque as maçãs, tire os caroços, corte em fatias mais ou menos finas e deite na massa. Junte as amoras. Distribua a fruta pela massa e deite numa forma de buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a cozer durante cerca de 1 hora ou até o palito sair limpo. Deixe arrefecer e desenforme.

Leite creme com sabor tropical

3 dl de leite de coco
5 dl de leite
3 colheres de açúcar
2 gemas de ovo
3 colheres de farinha maizena
1 casca de limão
Açúcar para queimar

DOCEEBOM.PT-01

Numa malga deite cerca de 1 dl de leite, as gemas e a maisena e mexa muito bem. Num fervedor deite o restante leite, o de coco também, o açúcar e a casca de limão.

Leve ao lume a aquecer. Vá mexendo e não deixe ferver. A este preparado junte o preparado anterior. Ponha o fogão no mínimo e vá mexendo sempre até engrossar. Quando achar que está com a textura indicada, desligue o lume e deite o leite creme sobre um prato de servir. Deixe arrefecer.

Na altura de servir, deite açúcar por cima e queime com o maçarico. Sirva e delicie-se com este sabor diferente.