Queques de Chocolate

Em Setembro decorreu a Cake Fest na Exponor onde  deu-me para finalmente comprar uma forma para queques. Optei pela forma de 12 queques da Tescoma e só ainda a usei uma vez, logo pouco tempo depois para experimentar e gostei do resultado. Não usei formas de papel e os queques não agarraram, o que para mim já foi uma grande evolução :)

As receitas para estrear a forma foram uns queques de chocolate inspirados no blogue Cozinha Tradicional e uns queques de amoras silvestres. Foram ambos um sucesso, pois agradam a palatos diferentes, uns gostando mais do chocolate e outros preferindo as amoras. Hoje deixo aqui a receita dos queques de chocolate. Entretanto sai a receita dos de amora.

chocolate-01-01

Ingredientes:
2 ovos
200 gr de açúcar em pó
130 gr de farinha sem fermento
50 gr de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
160 ml de leite meio gordo
160 gr manteiga derretida
100 gr de chocolate preto partido em pequenos pedaços

Preparação:
Bata os ovos e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.

À parte peneire a farinha juntamente com o cacau em pó, o fermento em pó e o sal. Junte gradualmente a mistura dos ingredientes secos alternando com o leite. Bata até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Acrescente a manteiga derretida mexendo com a colher de pau até estar bem incorporada e de seguida acrescente o chocolate mexendo até estar completamente misturado.

chocolate-01

Com a ajuda de uma colher deite a mistura na forma para queques até dois terços, tendo cuidado para que todos os queques fiquem com bocados de chocolate, e leve ao forno pré-aquecido durante cerca 30-35 minutos, até ao introduzir um palito no centro do queque, este sair limpo e seco.

Deixe arrefecer ligeiramente os queques antes de os desenformar.

Pudim Alentejano

pudim alentejanoIngredientes:
250 gr de açúcar
1 dl de água
1 colher de sopa de manteiga
6 gemas e 1 clara
1 colher de sopa rasa de farinha
125 grs e miolo de amêndoa em pó
300 gr de doce de chila
manteiga para untar
papel vegetal

Unte uma forma de pudim larga com manteiga, cubra com o papel vegetal e volte a untar. Leve ao frigorífico.

Ferva o açúcar com a água durante 5 minutos até obter ponto de pasta. Retire do lume e junte a manteiga. Deixe arrefecer, mas tenha em atenção de ir mexendo para não ficar em pedra.

Batas as gemas e a clara juntamente com a farinha. Misture tudo (açúcar, ovos, farinha, amêndoa e chila).

Deite na forma o preparado e leve a cozer no forno a 160º sem banho maria durante cerca de 45 minutos. Verifique que esteja pronto antes de o retirar. Desenforme depois de frio.

pudim alentejano.02

Semifrio de iogurte de ananás

DOCEEBOM.PT-01Ingredientes:
1 torta de compra
4 iogurtes de ananás pedaços
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas para bater
7 folhas de gelatina branca

Demolhe as folhas de gelatina em água fria e leve a derreter uns segundos no microondas com umas gotinhas de água. Não deixe ferver. Junte os iogurtes ao leite condensado, mexa e junte a gelatina. Mexa novamente tudo bem até estar bem incorporado.

DOCEEBOM.PT-01-01

Bata as natas até ficarem firmes e junte-as cuidadosamente ao preparado dos iogurtes. Coloque um aro em cima do prato de servir. Corte a torta em fatias e disponha em toda a volta do aro. Deite o preparado do semifrio no meio do aro e leve ao frio a solidificar. Quando pronto retire o aro e sirva

Charllote de pêssego

DOCEEBOM.PT-01Ingredientes:
1 torta de compra
1 pacote de gelatina de pêssego
2 folhas de gelatina
1 lata grande de pêssego em calda (reserve uma metade para a decoração)
3 pacotes de natas de 200ml
1 lata de leite condensado

Comece por preparar o pacote de gelatina conforme as instruções da embalagem. Junte-lhe as duas folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria. Junte também o leite condensado e o pêssego partido em bocados. Bata as natas em chantilly e junte ao preparado anterior.

DOCEEBOM.PT-01-01

Coloque o aro de uma forma de fundo amovível em cima do prato de servir. Corte a torta em fatias e disponha em toda a volta. Deite o preparado de pêssego no centro da forma e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir desenforme e decore com a metade do pêssego que reservou.

Delícia de Maçã

DOCEEBOM.PT-01Ingredientes:
1 kg de maçã golden limpas
1 dl de água
180 gr de açúcar
2 folhas de gelatina
2 dl de natas
500 gr de biscoitos de champanhe
2 dl de vinho do Porto
canela para polvilhar

Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e pese 1 kg. Parta em bocadinhos pequenos e leve a cozer com 1 dl de água. Quando cozidas passe a varinha mágica, junte-lhes o açúcar e a galatina previamente demolhada em água fria. Mexa bem até a gelatina estar bem incorporada e deixe arrefecer. Bata as natas em chantilly e junte a este preparado.

DOCEEBOM.PT-01-01

Numa tigela disponha em toda a lateral biscoitos de champanhe humedecidos no vinho do Porto. Parta alguns biscoitos em bocados grandes para depois colocar pelo meio do doce de maçã, espalhando mais ou menos em camadas. Leve ao frio para refrescar bem. Quando servir polvilhe com um pouco de canela.

Tarte de Frutos Vermelhos

DOCEEBOM.PT-01Ingredientes:
1 base de tarte de massa folhada
2 gemas
meio litro de leite
2 colheres de sopa de farinha maizena
2 colheres de sopa de açúcar
1 casca de limão
frutos vermelhos frescos q.b. (usei framboesas, amoras e groselhas)

Comece por pegar numa forma de fundo amovível. Coloque a massa folhada com o papel vegetal e pique-lhe o fundo para que não cresça muito. Coloque uma folha de papel vegetal por cima do fundo e espalhe feijões por cima ou pequenas pedrinhas que pode apanhar na praia. Leve ao forno segundo as instruções da massa a cozer. 5 minutos antes de estar pronta retire o papel vegetal e as pedrinhas e leve novamente ao forno para alourar um pouco. Quando pronta retire e deixe arrefecer.

DOCEEBOM.PT-01-01

Entretanto prepare o creme. Leve ao lume metade do leite com o açúcar e a casca de limão. Numa tigela coloque o restante leite com as gemas. Mexa bem e junte a farinha maizena. Quando tudo bem misturado misture ao leite quente e deixe engrossar em lume baixo. Quando tiver a textura adequada, retire e deixe arrefecer num prato coberto com película aderente. Quando frio espalhe por cima da massa folhada. Espalhe então os frutos vermelhos por cima do creme e sirva fresquinha.

Semifrio de Ananás Coco

DOCEEBOM.PT-01-01-01

Ingredientes:
4 rodelas de ananás em lata
1 pacote de gelatina de ananás
400 ml de leite de coco
1 colher de sopa de coco ralado
4 colheres de sopa de açúcar
6 folhas de gelatina
400 ml de natas

Comece por prepar um pacote de gelatina segundo as indicações da caixa. Deite no fundo de uma forma de fundo amovível forrada com película aderente. Corte as rodelas de ananás em bocados e espalhe pela gelatina. Leve ao frio até solidificar.

Entretanto ponha as folhas de gelatina em água fria a hidratar. Coloque o leite de coco ao lume e deixe amornar. Deite o açúcar e o coco ralado no leite. Junte também as folhas de gelatina já hidratadas e mexa bem para se desfazerem. Não deixe ferver.

DOCEEBOM.PT-01-01

Bata as natas  junte ao preparado do leite de coco.

Deite na forma por cima da gelatina. Leve novamente ao frio até solidificar bem e sirva bem fresco.

Bolo de Bolacha com Whisky

bolo bolacha.01

Ingredientes:
5 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado
6 dl de natas
2,5 dl de café forte
0,5 dl de whisky
2 pacotes de bolacha Maria

Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Depois leve ao microondas uns segundos até derreterem. Vire o leite condensado numa tigela e junte a gelatina em fio e mexa até se misturarem bem. Num prato deite o café e junte o whisky. Reserve.

Bata as natas em chantilly e junte-lhes o leite condensado já com a gelatina.

bolo bolacha.02

Passe bolachas no preparado de café e whisky e faça uma camada numa forma redonda de fundo amovível. Espalhe uma camada de natas por cima das bolachas e vá alternando camadas até as bolachas de esgotarem. Termine com uma camada de natas. Leve ao frigorífico até solidificar bem.

Na hora de servir retire o aro e decore com fruta a gosto, ou então se preferir guarde algumas bolachas, triture-as e polvilhe por cima.

bolo bolachaSe preferir uma versão de bolo de bolacha ainda mais fresca veja esta de Bolo de bolacha gelado.

 

Semifrio de pêssego

semifrio pessego
Ingredientes:
2 folhas de gelatina
4 dl de natas frias
1 lata de leite condensado
2 pacotes de gelatina de pêssego
1 nectarina

Comece por preparar um pacote de gelatina conforme as indicações da embalagem. Deite numa forma de bolo inglês e deixe arrefecer. Descasque a nectarina, corte-a em fatias e disponha-as na gelatina. Leve ao frigorífico até solidificar.

semifrio pessego.01

Depois de a gelatina solidificada prepare o outro pacote novamente conforme as indicações da embalagem. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria e depois junte-as à gelatina de pêssego e mexa até se dissolverem. Deixe arrefecer. Junte o leite condensado e mexa novamente.

Bata as natas em neve e junte o preparado anterior delicadamente. Deite na forma de bolo inglês e leve novamente ao frio.

Na hora de servir desenforme para um prato. E aqui tem uma sobremesa fresca e saborosa para as tardes quentes de verão.

Bolo de limão e azeite

Ora aqui está um bolo que me levantou algumas dúvidas sobre se seria ou não uma boa aposta. Encontrei a receita no blogue Alquimia dos Tachos e o seu aspeto cativou-me. O fato de levar limão encaminhou-me logo para aquele sabor refrescante da limonada. Mas o azeite… Esse ingrediente é que me deixou com o pé atrás, por causa do sabor que julguei que se fosse notar bastante mais. Mas afinal o resultado é deveras satisfatório! Um sabor suave a limão, nada ácido. E o azeite passa quase despercebido, mas permite que o bolo fique com uma massa extremamente fofa. Aprovado!

DOCEEBOM.PT-01-01

Ingredientes:
4 ovos
200 gr de açúcar
125 ml de Azeite
120g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal refinado
Raspa de 1 limão
Sumo de 2 limões
Açúcar em pó para polvilhar
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

DOCEEBOM.PT-01

Unte uma forma de bolo com manteiga e farinha.

Bata os ovos e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e muito fofo, cerca de 5 a 10 minutos com a batedeira.

Adicione o azeite em fio e o sumo de limão à mistura de ovos e açúcar e envolva-os com uma espátula de borracha.

À parte, misture a farinha, o fermento, o sal e a raspa de limão e adicione-os delicadamente ao preparado anterior, certificando-se que fica tudo bem incorporado.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno por 45 minutos.

DOCEEBOM.PT-01-01-01

Deixe o bolo arrefecer um pouco na forma antes de o desenformar sobre um prato de bolo e polvilhar com açúcar em pó e umas raspas de limão.



E vai ser com este bolo que vou participar pela primeira vez no desafio lançado pela Susy na 11ª edição do projecto “A escolha do ingrediente” e cuja escolha de ingrediente coube ao blogue Na cozinha da Sara.