doces

Doce de Chila

Esta tanto pode ser com canela como baunilha. É claro que canela dá sempre um gostozinho melhor, mas depende para que fim é a chila. Ah! E tanto se pode dizer chila como gila. São ambas correctas.

Doce Gila

Ingredientes:
1.200 kg de miolo de abóbora de chila (medido depois do miolo já preparado)
1 l. de água
Sal q.b.
1 kg de açúcar
1 vagem de baunilha (ou então 1 pau de canela se preferirem. Eu pessoalmente só experimentei ainda com baunilha)

Para se obter o miolo da chila pronto para o doce, é começar por pegar nas abóboras e atirá-las ao chão. A chila não pode entrar em contacto com o metal das facas ou recipientes pois altera-lhe o sabor e estraga, pois fica com sabor a peixe!

Retire, então, à mão ou com um garfo de madeira, as tripas e pevides dos pedaços de abóbora.

Leve a cozer em água e sal até a casca dos pedaços se soltar. Retire do lume, escorra-os e coloque-os num alguidar com água fria. Quando frios, escorra de novo e separe as fibras com os dedos. Deixe depois de molho em água fria temperada com um nadinha de sal, durante 24h. Escorra, esprema ou enxugue e pese.

De seguida, para preparar o doce, leve ao lume 1 l. de água, o açúcar e a baunilha e deixe ferver uns 15 minutos. Retire a baunilha, junte a chila escorrida e leve ao lume mexendo de vez em quando até ferver. Passe então a mexer continuamente até atingir o ponto de estrada. Retire do lume e reserve.

P.S.: Ponto de estrada – deitar um pouco da mistura em ebulição num pratinho e passe a colher de pau o dedo a todo o comprimento. Se o risco se manter e as partes não se misturarem, é porque atingiu o ponto de estrada. Se ainda não, deixe continuar a ferver.

4 comentários

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: