Queques de Chocolate

Em Setembro decorreu a Cake Fest na Exponor onde  deu-me para finalmente comprar uma forma para queques. Optei pela forma de 12 queques da Tescoma e só ainda a usei uma vez, logo pouco tempo depois para experimentar e gostei do resultado. Não usei formas de papel e os queques não agarraram, o que para mim já foi uma grande evolução 🙂

As receitas para estrear a forma foram uns queques de chocolate inspirados no blogue Cozinha Tradicional e uns queques de amoras silvestres. Foram ambos um sucesso, pois agradam a palatos diferentes, uns gostando mais do chocolate e outros preferindo as amoras. Hoje deixo aqui a receita dos queques de chocolate. Entretanto sai a receita dos de amora.

chocolate-01-01

Ingredientes:
2 ovos
200 gr de açúcar em pó
130 gr de farinha sem fermento
50 gr de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
160 ml de leite meio gordo
160 gr manteiga derretida
100 gr de chocolate preto partido em pequenos pedaços

Preparação:
Bata os ovos e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.

À parte peneire a farinha juntamente com o cacau em pó, o fermento em pó e o sal. Junte gradualmente a mistura dos ingredientes secos alternando com o leite. Bata até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Acrescente a manteiga derretida mexendo com a colher de pau até estar bem incorporada e de seguida acrescente o chocolate mexendo até estar completamente misturado.

chocolate-01

Com a ajuda de uma colher deite a mistura na forma para queques até dois terços, tendo cuidado para que todos os queques fiquem com bocados de chocolate, e leve ao forno pré-aquecido durante cerca 30-35 minutos, até ao introduzir um palito no centro do queque, este sair limpo e seco.

Deixe arrefecer ligeiramente os queques antes de os desenformar.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.