Semifrio de Creme de Limão (Lemon Curd)

SEMIFRIO CREMEDELIMAO-01Base:
4 ovos
100 gr de açúcar
100 gr de farinha
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de sumo de limão

Semifrio:
2 iogurtes naturais
200 gramas de lemon curd (usei Casa Prisca)
200 ml de natas
150 gramas de açúcar
8 folhas de gelatina incolor
1 colher de sopa de sumo de limão
raspa de limão

SEMIFRIO CREMEDELIMAO-01-01-01

Para a base, bata as gemas com o açúcar até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Junte a farinha com o fermento e o sumo de limão e bata novamente.

Junte as claras previamente batidas em castelo. Deite o preparado numa forma de fundo amovível, untada com manteiga e polvilhada de farinha, leve a cozer em forno médio.

Retire, desenforme e deixe arrefecer. Volte a colocar o bolo na forma.

SEMIFRIO CREMEDELIMAO-01-01

Entretanto junte numa taça os iogurtes e o lemon curd, com a ajuda de uma vara de arames. Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria até hidratarem, deite a água fora e dissolva-as durante uns segundos no microondas. Junte a gelatina à mistura dos iogurtes e misture tudo muito bem. Reserve.

Bata as natas com o sumo de limão com ajuda de uma batedeira. Quando começarem a espessar adicione o açúcar aos poucos até ficar bem firme e envolva suavemente as natas na mistura dos iogurtes.

Leve o preparado ao frigorífico até começar a prender, e depois vire no aro por cima do bolo. Leve novamente ao frigorífico até solidificar, e na hora de servir desenforme e decore com raspas de limão.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.